Conflito dura 29 meses

Obama se reúne com segurança para tratar da Síria

Presidente debate denúncia de que governo sírio usou armas químicas letais

acessibilidade:

O presidente dos EUA, Barack Obama, convocou reunião na manhã deste sábado (24) com sua equipe de segurança nacional para discutir os possíveis próximos passos com relação a denúncias de que o governo da Síria teria utilizado armas químicas letais.

Altos funcionários de segurança nacional já haviam se reunido no início desta semana na Casa Branca, enquanto Obama estava em excursão de ônibus por Nova York e Pensilvânia. Os EUA estão considerando uma gama de opções, embora Obama tenha descartado a possibilidade de colocar as forças americanas em solo sírio.

O Irã, principal aliado regional do governo da Síria, disse neste sábado que há “provas” de que os rebeldes sírios utilizaram armas químicas no conflito com o regime do presidente Bashar Assad. “Estamos muito preocupados com informações sobre o uso de armas químicas na Síria, e nós condenamos fortemente o uso de tais armas”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi.

O Irã também advertiu contra qualquer intervenção militar ocidental no conflito que já dura 29 meses, após os EUA sugerirem que consideram essa possibilidade. Os EUA já moveram navios para a região.

Reportar Erro