Ponto de inflexão

Obama critica “patriotismo extremista” e Donald Trump, na Indonésia

Ele apontou, ainda, à importância do acordo climático de Paris...

acessibilidade:
Enquanto parte dos norte-americanos se prepara para brindar à maior potência econômica do ocidente neste 4 de julho, o Sr. "Hope & Change", Barack Obama, se dedica a criticar o "extremismo" patriótico que tem tomado o país desde que o partido republicano lançou Donald Trump à candidatura. No sábado (1), o ex-presidente dos EUA aproveitou a vista que fez à Indonésia para tecer comentários sobre o sucessor. "Está claro que o mundo está numa encruzilhada… Num ponto de inflexão", refletiu Obama.
 
Ele apontou, ainda, à importância do acordo climático de Paris ao criticar Trump por remover a maior economia do mundo desse pacto. No mês passado, o republicano disse que se retiraria do pacto e tentaria negociar um acordo melhor. A atitude atraiu críticas generalizadas de contrapartes na Europa. A decisão de Trump de se afastar do acordo de 2015 também foi criticada por líderes empresariais: alguns descreveram isso como um "revés" para o meio ambiente.
 
"Em Paris, nos reunimos em torno do acordo mais ambicioso da história para lutar contra as mudanças climáticas", disse Obama. "Os desafios do nosso tempo, seja desigualdade econômica, mudança de clima, terrorismo, migração em massa; Esses são realmente desafios e teremos de enfrentá-los juntos ", disse ele, em tom de discurso eleitoral.
Reportar Erro