Manifestações

OAB critica reação violenta da polícia para conter manifestantes no RJ e SP

acessibilidade:

O presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Wadih Damous, criticou a forma de reação da polícia, durante as manifestações nas capitais de São Paulo e do Rio de Janeiro, afirmando que as práticas adotadas para conter os protestos remetem “à época do regime autoritário”.

“Inaceitável é a truculência com que a Polícia agiu, a exemplo de como fazia à época do regime autoritário. Intolerância, violência, são incompatíveis com o processo democrático”, criticou. “Esses aumentos nas tarifas das passagens dos transportes coletivos são fixados sem qualquer transparência ou explicação, o que justifica plenamente que as milhares de pessoas prejudicadas protestem”.

Apesar da crítica às ações policiais, Damous criticou atos praticados por manifestantes, que geraram danos nas cidades. “Por outro lado, a legitimidade dos protestos não justifica a depredação do patrimônio público e atos de vandalismo. É preciso que as partes dialoguem e negociem. Mas a iniciativa deve partir do governo.

Os nossos governantes têm que aprender de uma vez por todas que não se constrói a democracia com o espancamento de manifestantes nem com matança de índios”, ressaltou Damous.

Reportar Erro