Editorial

NYT: promessa de Temer para acabar com corrupção parece vazia

Editorial critica ministério de homens brancos e investigados

acessibilidade:

Em editorial publicado na edição desta segunda-feira, 6, o jornal americano The New York Times questiona o compromisso do governo de Michel Temer para acabar com a corrupção. "Considerando as pessoas que Temer se cercou, a promessa parece vazia", ressalta o artigo.

Com o título "A medalha de ouro do Brasil para a corrupção", o jornal e pede medidas concretas do novo governo e sua equipe para combater as irregularidades. Uma destas medidas é acabar com a imunidade de parlamentares e de ministros, descrita no artigo como "injustificável".

"Não está claro o quão longe Temer pretende ir para combater a corrupção. Se ele for sério e quiser acabar com as suspeitas sobre a motivação para remover Dilma Rousseff, seria inteligente defender o fim da imunidade parlamentar para congressistas e ministros em casos de corrupção", afirma o texto em sua conclusão. 

O NYT começa o artigo criticando o ministério de Temer, formado apenas por homens brancos e faz referência à ficha suja de alguns deles, mencionando que sete são investigados pela Operação Lava Jato. O avanço das investigações já levou a queda de dois ministros, Romero Jucá, do Planejamento, e Fabiano Silveira, da Transparência, em apenas poucos dias de governo, ressalta o texto. 

"As nomeações reforçaram as suspeitas de que o afastamento temporário da presidente Dilma Rousseff no mês passado, por acusações de maquiar ilegalmente as contas do governo, teve uma segunda intenção: fazer as investigações (sobre corrupção) sumirem", analisa o Times.

Reportar Erro