Vai encontrar a família

Nomeação de Patriota à ONU é publicada no Diário Oficial de hoje

Publicação de de ex-chanceler está no Diário Oficial da União

acessibilidade:

O ex-chanceler Antônio Patriota está de malas prontas para encontrar com a família em Nova Iorque, nos Estados Unidos. A nomeação está publicada na edição do Diário Oficial da União desta segunda-feira (7).  Patriota será o representante permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU). A decisão é assinada pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado.

Antônio Patriota será chefe de seu irmão Guilherme e a cunhada Erika. Apesar de  nepotismo ser proibido pela Constituição (artigo 37), pela súmula vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal, e pelo decreto presidencial 7.203/2010, o ex- ministro de Relações Exteriores acabou nomeado. Na semana passada, na ausência do senador Ricardo Ferraço, Patriota aproveitou-se para pedir que o Senado aprovasse sua indicação, que foi favorável por 43 votos contra 14  e uma abstenção.

Patriota foi demitido após o diplomata Eduardo Saboia, ex-encarregado de Negócios na embaixada brasileira na Bolívia, ter trazido o senador oposicionista Roger Pinto Molina ao Brasil. Molina foi condenado em seu país e pediu asilo político ao Brasil, refugiando-se na embaixada por mais de um ano. A operação de retirada de Molina, que não obteve salvo-conduto das autoridades da Bolívia, foi feita sem o conhecimento do governo brasileiro e acabou desencadeando uma crise diplomática. Patriota deixou o cargo de chanceler e foi substituído por Figueiredo Machado.

Na semana passada, o Senado aprovou a indicação de Patriota para o cargo de representante permanente do Brasil na ONU por 43 votos favoráveis, 14 contra e 1 abstenção.

Com informações da Agência Brasil.

Reportar Erro