Arte no Rio

Museu Nacional de Belas Artes abre exposição de Portinari

O Museu Nacional de Belas Artes fica no Centro do Rio

acessibilidade:

O Museu Nacional de Belas Artes, no Centro do Rio de Janeiro, abriu nesta quarta-feira (2) a exposição de obras de Candido Portinari. O acervo foi doado em janeiro do ano passado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

São, ao todo, 222 itens de pinturas, desenhos e gravuras do artista – todas expostas no museu brasileiro. Portinari nasceu em 1903, na cidade paulista de Brodowski, e faleceu no Rio, em 1962.

O primoroso acervo, com 222 itens entre pinturas, desenhos e gravuras, fez do MNBA o museu brasileiro com mais trabalhos do pintor, nascido em 1903, na cidade paulista de Brodowski, e falecido no Rio de Janeiro, em 1962.

As obras só foram exibidas ao público após terem passado por um processo de restauração. A mostra ocorre em núcleos temáticos – retratos, social, religioso e ilustração – refletindo a diversidade da produção de Portinari.

?A mostra representa a doação à sociedade de um conjunto de obras que nunca foram expostas?, comemora a diretora do MNBA, Mônica Xexéo. A exposição Candido Portinari Doação Finep fica em cartaz até novembro, e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. A entrada é franca, e o Museu Nacional de Belas Artes fica na Avenida Rio Branco, 199, na Cinelândia, centro do Rio.

Reportar Erro