Seu bolso

Muito imposto, pouco investimento em serviços públicos

Pesquisa revela insatisfação de brasileiros com alta taxa tributária

acessibilidade:

Impostos caros e sem retorno na qualidade da saúde e educação. Esse é o resultado da pesquisa da Confederação Nacional da Indústria/ Ibope divulgada nesta quinta-feira (25). Para 91% dos entrevistados, os impostos pagos no Brasil são elevados ou muito elevados e para 90%, nos últimos anos, os impostos aumentaram. Por outro lado, 83% reclamam que, considerando o valor dos impostos, a qualidade dos serviços públicos deveria ser melhor.

Para a 82% dos entrevistados, a baixa qualidade dos serviços públicos deve-se mais à má-utilização dos recursos públicos do que à falta deles. Para 32% dos respondentes, o imposto que mais impacta no orçamento familiar é o ICMS. Em segundo lugar tem-se o IPTU, escolhido por 15% dos entrevistados; e na sequência, o Imposto de Renda (9%) e o IPVA (8%).

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.