Corrupção

MPF investiga tráfico de influência de Lula em favor da Odebrecht

MPF intima Instituto Lula e o BNDES a entregar comprovantes

acessibilidade:

O Instituto Lula tem prazo de quinze dias para informar ao Ministério Público Federal (MPF) a agenda de viagens do ex-presidente Lula para a America Latina e África, entre 2011 e 2014, no âmbito das investigações da denúncia de tráfico de influência do político na tentativa de obter obras para a empreiteira Odebrecht nesses continente, oferecendo financiamento barato do BNDES, com prazo de carência longo e contrato secretos. A empreiteira bancou diversas viagens de Lula ao exterior.

O Ministério Público prorrogou por 30 dias o prazo para conclusão das apurações e determinou que, em 15 dias, a Odebrecht informe se arcou com viagens internacionais de Lula, se elas tinham alguma relação com investimentos da construtora no mercado externo e pediu os eventuais registros da presença de representantes da empreiteira acompanhando o ex-presidente.

Os investigadores indagaram se a Odebrecht firmou contratos com o Instituto Lula e com governos de países africanos e latino americanos entre 2011 e o ano passado. Querem saber quais desses projetos contaram com apoio financeiros do BNDES.

O MPF também pediu ao BNDES acesso a informações detalhadas e documentos referentes ao financiamento de obras da construtora, assim como solicitou do Itamaraty cópias de telegramas e despachos sobre viagens de Lula ao exterior, relacionadas ou não com a Odebrecht. Os principais alvos são as visitas a Cuba, Panamá, Venezuela, República Dominicana e Angola.

Reportar Erro