Recuperação gradual

Movimento do Comércio apresenta crescimento de 1,5% em setembro

Após dois anos de retração, indicador do comércio aponta recuperação gradual

acessibilidade:

O Indicador Movimento do Comércio subiu 1,5% em setembro quando comparado a agosto na análise com ajuste sazonal. Os dados, que acompanham o desempenho das vendas no varejo do Brasil, são da Boa Vita SCPC.

Na avaliação acumulada em 12 meses, de outubro de 2016 a setembro de 2017 frente ao mesmo período do ano anterior, ocorreu uma queda de 2,1%, aumento de 0,7 pontos percentuais com relação aos valores obtidos em agosto. Na avaliação contra setembro do ano passado, houve aumento de 5,5%.

Após dois anos de retração, o indicador do comércio vem gradualmente se recuperando na aferição acumulada em 12 meses. A mudança de cenário inclui redução de juros, expansão de crédito, melhoria dos níveis de renda, diminuição do desemprego entre outras variáveis. Espera-se que a tendência se mantenha nos próximos meses, retomando os patamares positivos das vendas varejistas.

Setores

Na análise mensal, o setor de “móveis e eletrodomésticos” apresentou alta de 2,8% em setembro, descontados os efeitos sazonais. Nos dados sem ajuste sazonal, a variação acumulada em 12 meses foi negativa em 2,5%.

A categoria de “supermercados, alimentos e bebidas” subiu 0,5% no mês dessazonalizado. A série sem ajuste apresentou variação acumulada estável (0,0%). Atividades do setor de “combustíveis e lubrificantes” caiu 1,2% em setembro considerando dados dessazonais, enquanto na série sem ajustes, a variação acumulada em 12 meses apresentou queda de 3,3%.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.