Moody's

Moody’s altera perspectiva de nota do Brasil de negativa para estável

Agência vê sinais de recuperação e cenário fiscal mais claro

acessibilidade:

A agência de classificação de risco Moody's alterou nesta quarta-feira, 15, a perspectiva para a nota brasileira, de negativa para estável.

Segundo a agência, a economia brasileira dá sinais de melhora, com inflação em trajetória de queda e melhoria da perspectiva fiscal.

Mesmo assim, o País continua sem o chamado grau de investimento, uma espécie de selo de bom pagador.

Ao justificar a revisão positiva, a Moody's disse que os riscos de piora refletidos na perspectiva negativa diminuíram nos últimos seis meses e que as condições econômicas do Brasil se estabilizaram.

"O surgimento no ano passado de um ambiente positivo para as reformas sinaliza a melhora do funcionamento das instituições que darão suporte à implementação da reforma fiscal e a aprovação da reforma da Previdência neste ano", indica a agência em comunicado.

A melhora da perspectiva ocorre no mesmo dia em que centrais sindicais e categorias de trabalhadores se mobilizaram em protestos no país contra a reforma da Previdência.

No comunicado, a Moody's diz que as incertezas políticas que pressionavam a nota de crédito do país diminuíram em relação ao ano passado, "o que dá suporte à aprovação de reformas fiscais e sugere que as instituições brasileiras começam a funcionar mais efetivamente".

 Os riscos de passivos contingentes de empresas estatais como a Petrobras, capturados pela perspectiva negativa, também diminuíram consideravelmente, segundo a agência. O custo do alívio fiscal aos Estados permanece contido, avalia. Como um todo, a trajetória da dívida do governo permanece em linha com as expectativas traçadas pela agência para o período entre 2017 e 2019 e consistente com a nota ‘Ba2’.

Reportar Erro