Em Estocolmo

Ministra do STM fala sobre a atuação da mulher nas Forças Armadas

Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha está no comando do STM desde 2014

acessibilidade:

 A primeira mulher a presidir o Superior Tribunal de Militar (STM) em seus mais de 200 anos de existência, ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha irá participar, no período de 28 a 31 de março, em Estocolmo, na Suécia, do seminário denominado “Desafios Contemporâneos para os Juristas em Operações Militares”. Segundo Elizabeth, será uma discussão muito atual pois trata da integração da mulher nas Forças Armadas e sua participação em combates.

A promoção do evento é da Associação Internacional de Direito Militar e da Guerra (AIDMG). A entidade é uma Associação acadêmica muito atuante, com sede em Bruxelas, na Bélgica, e que tem a ministra brasileira integrante do Conselho Diretivo. Ano passado o seminário foi realizado em Bogotá, na Colômbia.

Elizabeth, mineira de Belo Horizonte, é formada em Direito pela PUC de Minas Gerais. Nomeada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como a primeira mulher a integrar o STM em março de 2007, tornou-se em junho de 2014 a primeira mulher a presidir a Justiça Militar. Antes de ingressar no STM, Elizabeth foi Procuradora Federal, aprovada por meio de concurso público realizado em maio de 1985, tendo obtido o 1º lugar na classificação.

Reportar Erro