Ministério do Turismo publica montagem como se fosse o Rio
No Instagram, ministério credita montagem como se fosse a Marina da Glória
O Ministério do Turismo publicou em sua conta no Instagram no fim da noite de domingo, 30, uma foto para atrair turistas ao Rio de Janeiro. No entanto, a imagem, que seria a Marina da Glória, tem águas cristalinas, céu dourado e até uma cachoeira. A foto é montagem do local criada por um internauta com a legenda: “Banhada pelas águas da Baía de Guanabara, a Marina da Glória é um porto náutico do Rio de Janeiro (RJ). O local é muito procurado por esportistas e diversos turistas que procuram passeios de barco?. A imagem ficou 12 horas no ar.
O erro não passou despercebido pelos internautas, que rapidamente postaram reclamações e pedidos de resposta no perfil do Ministério do Turismo. ?Gente! Como assim o Ministério do Turismo entendeu isso como uma foto da Marina da Glória? Achei que era sério o perfil! Usar uma foto assim para informar turistas é vergonhoso!?, escreveu uma pessoa.
Em nota, o Ministério do Turismo afirma que desde 2012 realiza um ?projeto de conteúdo colaborativo no Instagram, que consiste em estimular o uso de hashtags e, assim, alimentar a rede com esse material?. Segundo o ministério, no entanto, essa foi a primeira vez que algo dessa natureza aconteceu.
Ainda de acordo com a pasta, desde 2012 foram recebidas 61.162 imagens pela hashtag #MTur, 20.298 pela hashtag #ViajePeloBrasil e 9412 pela hashtag #PartiuBrasil, que de acordo com o ministério conta com boa aceitação dos seguidores da rede e é elogiada por blogueiros, agentes do governo e veículos da imprensa.
O autor da imagem imagem é Marcos Calil, que se dedica a fazer montagens de imagens do Rio. Procurado, ele ressaltou que na própria explicação do perfil já diz que todas as fotos são montagens. Além disso, ele ressalta que a própria localização da imagem está escrita de forma diferente. Em seu perfil a foto aparece localizada como “Ghloria”.