CPI da Copa

Mesa do Congresso termina de conferir assinaturas

acessibilidade:

A Mesa do Congresso Nacional terminou nesta segunda-feira (22) de conferir as assinaturas que constam no requerimento para abertura da CPMI que vai investigar os gastos em obras da Copa do Mundo de 2014.

De autoria do deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF), o documento foi protocolado na última quarta (17) com a assinatura de 186 deputados e 28 senadores. Agora, o requerimento precisa ser lido em sessão conjunta do Congresso Nacional. A próxima sessão está marcada para o dia 20 de agosto para deliberar sobre os vetos presidenciais, mas a decisão sobre a leitura ou não do pedido cabe ao presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

Os parlamentares têm até a meia-noite do dia em que for realizada a leitura para retirar ou incluir assinaturas, o que ainda pode inviabilizar a abertura da CPI mista. Para justificar a criação da Comissão, Izaci analisou 180 acórdãos do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre diversas obras da Copa e concluiu que houve superfaturamento em algumas delas.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.