Asilo Político

Mercosul vai se posicionar sobre espionagem

acessibilidade:

 

Os presidentes do Mercosul irão emitir uma declaração a respeito das denúncias de espionagem, pedido de asilo e o incidente com o presidente boliviano, Evo Morales. A informação é dos chanceleres do Uruguai, Luis Almagro, e da Venezuela, Elias Jaua.

No último dia 20, o avião em que estava o presidente Evo Morales foi impedido de sobrevoar o espaço aéreo de Portugal, Espanha, França e Itália. Havia uma suspeita de que o ex-agente da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden, estivesse a bordo da aeronave.

Snowden permanece preso no aeroporto de Moscou aguardando por asilo político. Até o momento, o presidente americano, Nicolás Maduro, se disse disposto a conceder asilo ao ex- agente.

O grupo ?Juntos?, contrário a ações de espionagem, que entregou carta ao Itamaraty pedindo asilo a Snowden, na última sexta (5), ainda não obteve resposta do órgão. O coordenador do ?Juntos?, Rodolfo Mohr, está organizando outra manifestação para a próxima semana. ?O grupo está agregando partidos e movimentos do ativismo digital para fazer uma manifestação maior?, explica.

 

Reportar Erro