Fez mistério

Marx Beltrão será ministro e Renan sempre foi o padrinho

Marx Beltrão negava indicação de Renan para Ministério Turismo

acessibilidade:

Se o deputado federal Marx Beltrão (PMDB-AL) tinha alguma estratégia de esconder que sua ida para o comando do Ministério do Turismo era obra de seu padrinho e presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL), ela caiu por terra na manhã desta segunda-feira (18). Duas semanas depois de afirmar que Renan não tinha relação alguma com sua indicação para a pasta do governo interino do peemedebista Michel Temer, ficou clara a participação do senador alagoano, que antecipou a notícia durante seu discurso para prefeitos e pré-candidatos do PMDB de Alagoas, em um hotel da área nobre da capital alagoana.

“Marx Beltrão que vai exercer uma tarefa, se Deus quiser, mais relevante ainda do que o mandato, com muito entusiasmo, que ele tem exercido em Alagoas. Eu tenho absoluta convicção de que onde o Marx Beltrão estiver ele vai continuar prestando serviço ao Estado de Alagoas”, abençoou Renan Calheiros, diante de aplausos e do olhar orgulhoso do afilhado.

Desde que apareceu como cotado para o Turismo, em junho, o deputado enfrentou uma série de especulações negativas. Em uma delas, apontava a ação por falsidade ideológica a que responde no Supremo Tribunal Federal (STF). Outra, foi a suposta articulação do senador alagoano Benedito de Lira (PP) junto a Temer, contrária à sua nomeação. Mas a fala de Renan e as informações de bastidores confirmaram que o martelo foi batido pelo Palácio do Planalto, que fará a nomeação até a próxima sexta-feira (22).

Marx Beltrão afirma que o processo no STF é injusto, e que o erro ocorrido na Previdência de Coruripe-AL, quando o deputado era prefeito do município, foi resultado da falta de pessoal capacitado para utilizar um novo sistema do Ministério da Previdência.

Desconversando

Em 30 de junho, durante a inauguração de uma UPA em Maceió, Marx Beltrão falou ao Diário do Poder que o presidente do Senado não teria relação alguma com a possível ida para o cargo de ministro. O deputado de primeiro mandato alegou que o presidente Temer sinalizou que a vaga do Ministério do Turismo seria ocupada pelo PMDB da Câmara dos Deputados. E disse que, apesar de a imprensa nacional ligar a aliança à novidade, a sondagem de seu nome não teria nascido da influência de Renan.

“Houve um desejo da bancada do PMDB da Câmara de que eu pudesse ocupar este cargo. Então, o presidente Renan não tem nenhuma influência sobre isso. Não foi nenhum tipo de indicação do presidente Renan, ou sinalização positiva sobre isso. É claro que, por eu ser do PMDB de Alagoas e ser aliado o senador Renan Calheiros, a imprensa nacional faz essa vinculação. Mas não há. Este é um assunto tratado especificamente pelo PMDB da Câmara os deputados”, afirmou o deputado alagoano, no final de junho.

A suplente de Marx, Rosinha da Adefal, eleita pelo PTdoB, deve assumir e logo em seguida se licenciar, por não pensar em trocar o status de ministra na Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Justiça, obtido recentemente pela indicação do senador Romário Faria (PSB-RJ). Hemerson Casado (PMDB) e Fernando Hollanda (PMDB) são os próximos suplentes.

Reportar Erro