Estado laico

Marcha das Vadias se mistura a peregrinos católicos no Rio

Protesto reúne cerca de 450 pessoas em Copacabana

acessibilidade:

Em meio a comoção nacional com a visita do papa Francisco, centenas de pessoas foram às ruas, na tarde deste sábado (27), para participar da Marcha das Vadias na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio. O ato reúne cerca de 450 pessoas e se mistura aos peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que aguardam o início da vigília.

Bandeiras do movimento LGBT e de partidos políticos são vistas no local. Algumas manifestantes levam cartazes com frases como “Meu corpo não pertence à Igreja” e “Sou cristão e apoio a Marcha das Vadias”, enquanto outras exibem os seios nus.

O objetivo da marcha é combater a violência contra as mulheres e os casos de abuso e estupro que têm aumentado no país. O tema deste ano é “Quebre o silêncio”, para incentivar mulheres a denunciar os crimes de violência doméstica. Em 2012, mais de 2.000 pessoas participaram do evento, segundo estimativa dos organizadores.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.