R$ 8 milhões

Marcelo Odebrecht confirma propina em dinheiro vivo a Lula

Repasses teriam sido feitos entre 2012 e 2013, depois da Presidência

acessibilidade:

Marcelo Bahia Odebrecht , ex-presidente da maior empreiteira do Brasil, confirmou à força-tarefa da Operação Lava Jato, em depoimento de delação premiada, que fez pagamentos destinados ao ex-presidente Lula, alguns, inclusive em dinheiro vivo. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira, 15, pelo Valor PRO, serviço em tempo real do jornal Valor Econômico.

Marcelo teria afirmado ainda que o maior fluxo ocorreu entre 2012 e 2013. Foram milhões de reais originários do setor de Operações Estruturadas da Odebrecht – o já conhecido departamento da propina da empresa. Segundo já revelado pela Polícia Federal, aproximadamente R$ 8 milhões foram transferidos ao petista.

Matéria da revista Isto É publicada em novembro já apontava que o documento da delação premiada de Marcelo Odebrecht continha a afirmação de que Lula teria recebido dinheiro da empreiteira em dinheiro vivo e depois que o ex-presidente já tinha deixado o cargo no Palácio do Planalto.

Os pagamentos em dinheiro vivo fazem parte do que investigadores costumam classificar de “método clássico” da prática corrupta. Em geral, é uma maneira de evitar registros de entrada, para quem recebe, e de saída, para quem paga, de dinheiro ilegal.

O herdeiro da Odebrecht fechou um acordo de delação premiada com a Procuradoria Geral da República e está prestando depoimentos a três procuradores da Lava Jato desde a semana passada, na superintendência da Polícia Federal de Curitiba, onde está preso há um ano e seis meses.

Os advogados de Lula disseram, em nota, que não comentam "especulação de delação" e que nenhuma das acusações contra o ex-presidente no processo sobre o tríplex do Guarujá  foi confirmada.

Além de Marcelo Odebrecht, no corpo da delação da empreiteira Lula é citado por Emílio Odebrecht e Alexandrino Alencar.

Reportar Erro