Vítimas da guerra

Mais de 4 mil crianças deixaram a Síria desacompanhadas

Menores refugiados são "extremamente vulneráveis" , afirma Unicef

acessibilidade:

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) informou nesta sexta-feira (20) a debandada da Síria de pelo o menos 4.150 menores, sem a companhia de um parente, do país. ?Alguns perderam os pais no conflito e fogem da violência, outros cruzam a fronteira para se juntar a familiares e outros são enviados para países vizinhos pelos próprios pais, para não serem recrutados por grupos armados?, disse a porta-voz do Unicef, Marixie Mercado.

O país que mais recebeu crianças foi o Líbano, 1.698, sendo que a maior parte vive na área do Vale de Bekaa, onde trabalham na agricultura. Somente na Jordânia, moram 1.170 crianças que chegaram ao país sozinhas, incluindo menores de nove anos, localizados sobretudo no Campo de Zaatari. No Iraque, cerca de 300 menores desacompanhados chegaram ao Norte do país.

Segundo o Unicef, as crianças são “extremamente vulneráveis” a abusos e a serem recrutadas por grupos armados dos dois lados do conflito, porque foram ?testemunhas e vítimas de níveis horríveis de violência?.

 

Reportar Erro