Tentou comprar Cerveró

Lula pede nulidade da ação em que é acusado de obstruir a Lava Jato

Lula é acusado de obstrução ao tentar comprar o silêncio de Cerveró

acessibilidade:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu a nulidade da ação penal em que ele é acusado de obstrução da Operação Lava Jato ao tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. O petista protocolou a resposta preliminar no processo nesta terça-feira (6).

O petista foi notificado pela Justiça no dia 16 de agosto e tem prazo de 20 dias para apresentar a resposta prévia. Lula pediu também a declaração de nulidade da delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS).

A data da primeira audiência para a instrução do processo está marcada para novembro. Na ocasião serão ouvidas as primeiras testemunhas e Lula poderá comparecer pessoalmente ou enviar um advogado.

Lula indicou 13 testemunhas de defesa, entre elas, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e Jandira Fhegali (PCdoB-RJ).  O petista é réu na mesma ação em que são acusados o amigo José Carlos Bumlai, Delcídio Amaral e o banqueiro André Esteves.

Nulidade

A defesa de Lula alega que há “evidente prejuízo à defesa”, ainda que há “deficiência de fundamentação da conduta individualizada e teoricamente típica de cada um dos acionados”. Para os advogados, a denúncia oferecida pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, é “delirante”.

A defesa pede que seja considerada “flagrante nulidade” do acordo de delação premiada de Delcídio. Dizem que os termos foram divulgados e que o ex-senador falou ter sofrido pressão na Polícia Federal. 

Reportar Erro