Mãozinha à Odebrecht

Lula depõe ao MPF sobre suposto tráfico de influência

Assessoria diz que ex-presidente foi ao MP voluntariamente

acessibilidade:

O ex-presidente Lula prestou depoimento na nesta quinta-feira, 15, ao Ministério Público Federal do Distrito Federal. Ele é alvo de investigações que apuram palestras de Lula e suas viagens ao exterior que teriam sido bancadas pela Odebrecht.

Segundo o Instituto Lula, o ex-presidente ‘prestou depoimento voluntário’ e disse que ‘para ele isso é motivo de orgulho’.

“Lula respondeu às perguntas do procurador e argumentou que os presidentes e ex-presidentes do mundo inteiro defendem as empresas de seus países no exterior”, informou o Instituto. “Disse que todas as suas palestras feitas estão declaradas e contabilizadas, com os devidos impostos pagos, e que jamais interferiu na autonomia do BNDES e nas decisões do banco sobre concessões de empréstimos”, disse.

Em reportagem publicada em maio, a revista "Época" revelou documentos que mostram que o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) fechou o financiamento de, ao menos, US$ 1,6 bilhão com destino final à Odebrecht após Lula, já como ex-presidente, se encontrar com os presidentes de Gana e da República Dominicana – sempre bancado pela empreiteira.

Em depoimento, Lula disse que “quem desconfia do BNDES não tem noção da seriedade da instituição”. Ele ressaltou “jamais ter interferido” em qualquer contrato entre o BNDES e empresas privadas, mas sempre procurou ampliar as oportunidades de divulgação dessas companhias no exterior, com vistas à geração de empregos e de divisas para o Brasil.

Reportar Erro