Lobby fala alto

Lobby das montadoras impede chip que reduziria furto de carros

Indústria age contra lei que poderia acabar com roubo de carros

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O lobby das montadoras impede há dez anos a vigência de lei regulamentada em julho de 2007 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que obriga a instalação de chip (de localização e rastreamento) nos carros vendidos no Brasil, como forma eficiente de acabar com o espantoso número de veículos furtados ou roubados todos os anos. As razões não são as mais nobres: há um “mercado de reposição” de mais de meio milhão de veículos roubados por ano. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Somente em 2016 foram roubados e furtados no Brasil 557.000 veículos, 47.000 a mais que os 510.000 surrupiados em 2015.

Pela regulamentação, o chip deveria ser obrigatório a partir de agosto de 2009, mas o lobby da indústria sempre se impôs aos governos.

Após vários adiamentos, o Contran marcou para janeiro de 2016 o início da obrigatoriedade do chip. Novamente o lobby foi mais forte.

Após alegar que chip de R$10 encarece o carro, a indústria diz agora que “invade privacidade”. Tanto quanto chip de celular, faltou dizer.

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