'O melhor mineiro do mundo'

Livro aborda o legado do ex-ministro mineiro José Aparecido de Oliveira

Livro de Petrônio Gonçalves tem depoimentos de figuras ilustres

acessibilidade:

Já dizia José Aparecido de Oliveira: "Um povo sem cultura é como um corpo sem alma". 

Mineiro de São Sebastião do Rio Preto, o político fez dessa máxima uma filosofia moral. Por ela, ele viveu até o último dia de vida. Em O melhor mineiro do mundo, o escritor Petrônio Gonçalves explora o legado de um dos interlocutores mais próximos de Itamar Franco, vice da era Collor. 

Resultado de cinco anos de pesquisa, a obra revela as diversas faces do homem que, por meio século, se preocupou em exercitar o poder com o mesmo eruditismo que o tornou uma das mais estimadas figuras do cenário político nos anos 1990. "O livro oferece artigos assinados por personalidades de destaque como Oscar Niemeyer, Ziraldo, Mauro Santayana, Sebastião Nery, José Maria Rabelo, Aristóteles Drummond, entre outros amigos e familiares de Aparecido", destaca Petrônio. 

Enquanto compunha a nova obra, o autor conta ter tentando fugir de clichês comuns a bibliografias autorizadas, como a visão unilateral dos fatos. "Revelo peculiaridades inéditas acerca da vida particular do ser humano que foi Aparecido", disse ao Diário do Poder. "O livro se destina a universitários, estudiosos e interessados na história da política brasileira, abordada [no livro] de maneira intimista."

Petrônio começou na segunda (15) uma turnê de divulgação de O melhor mineiro do mundo. Interessados podem contatar o autor em petroniosouzagoncalves@gmail.com ou (31) 9-9239-2621.

Leia!
José Aparecido de Oliveira: O melhor mineiro do mundo
Escritor: Petrônio Souza Gonçalves
230 páginas
R$ 120

Reportar Erro