Quarta-feira

Líderes e candidatos definem data para a eleição na Câmara

Parlamentares se reuniram no domingo e acertaram a nova data

acessibilidade:

Após dias de impasse, parece que, finalmente, a data da eleição para novo presidente da Câmara dos Deputados foi definida. Ontem (10), líderes partidários e alguns candidatos se reuniram e concordaram em antecipar a data para às 19h desta quarta-feira (13). O presidente interino da Casa, Waldir Maranhão, havia definido o encontro para quinta-feira (14), mas foi ignorado pelos líderes, que chegaram a antecipar a eleição para terça-feira (12).

Os parlamentares estiveram reunidos ontem na casa do líder do PSD, Rogério Rosso (DF). Dessa vez, Maranhão deverá consultar os líderes antes de anunciar a data definitiva.

CCJ

Está marcada para esta terça-feira (12) a sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que vai discutir o recurso do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) contra o parecer pela cassação de seu mandato pelo Conselho de Ética. A nova data para a eleição reduz o “risco” de adiar essa decisão para agosto, após o recesso parlamentar.

A intenção do peemedebista seria tentar retardar a conclusão de seu caso. Ele pediu à CCJ que devolva o processo ao Conselho de ética, já que não é mais presidente da Casa. No entanto, o relator Ronaldo Fonseca (PROS-DF) rejeitou o argumento de Cunha. A expectativa é que a comissão rejeite o recurso e que o processo contra Cunha chegue ao plenário. Mas a decisão final deve ficar para agosto.

Reportar Erro