PalavraDoAno2017

Levantamento aponta que Corrupção é a #PalavraDoAno2017

No ranking das cinco palavras mais citadas estão vergonha, crise, tenso e mudança

acessibilidade:

Um levantamento apontou que 37% da população considera que Corrupção é a palavra do ano. Foram apresentadas mais de 1.000 palavras de forma espontânea e as maiores concorrentes eram vergonha (26%), crise (18%), tenso (10%) e mudança (9%).

A pesquisa foi realizada pela CAUSE, uma consultoria especializada na identificação e gestão de causas, e contou com a parceria do Instituto Ideia Big Data. Após uma pré-seleção, cinco especialistas das áreas de comunicação, antropologia, ciência política e marketing fizeram a análise das 40 palavras mais citadas e encaminharam os dados para uma rodada de voto popular.

As votações foram realizadas por meio de um aplicativo que conta com mais de 680.000 usuários inscritos. “A escolha da Corrupção como Palavra do Ano reflete um sentimento de descrença que marca o espírito da nossa época”, explica Rodolfo Guttilla, sócio da CAUSE.

O escritor e cientista político Jorge Caldeira, as palavras que chegaram até a fase final revelam um viés da sociedade atual. “Estamos diante de uma situação que o brasileiro quer superar”, afirma. Já o jornalista Ricardo Arnt, afirma que “participar desta escolha das palavras finalistas é um grande privilégio, pois antecipamos um balanço do ano e avaliamos o sentimento do brasileiro com relação aos acontecimentos do país ao longo de 2017”.

Resumo das etapas

1ª Etapa: Pesquisa de opinião aberta com 9.208 mil respondentes.

Resultado: Lista com 40 palavras que mais apareceram espontaneamente na primeira consulta popular.

2ª Etapa: Seleção de finalistas com grupo de pensadores brasileiros – avaliação das palavras com maior aderência.

Resultado: Agrupamento e definição das 5 palavras finalistas.

3ª Etapa: Pesquisa de opinião (fechada) para seleção da palavra do ano.

Resultado: A palavra do ano, com 37% dos votos, é Corrupção.

Reportar Erro