Sete mortos

Justiça inocenta 14 por cratera de 2007 no Metrô-SP

Juíza diz que acusados não tinham como evitar acidente

acessibilidade:

A juíza Aparecida Angélica Correia, da 1ª Vara Criminal de São Paulo inocentou todos os 14 acusados pelo acidente que deixou sete mortos na obra da Estação Pinheiros, na zona oeste da capital paulista. O canteiro de obras da Linha 4-Amarela desmoronou em janeiro de 2007 após abrir uma cratera de mais de 80 metros de diâmetro e 30 de profundidade.

A cratera engoliu casas, três carros, três caminhões e um micro-ônibus que passava pela região.

Os acusados eram funcionários do Metrô, do Consórcio Via Amarela e de empresas que projetaram a obra. O consórcio Via Amarela era formado pelas empresas Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez.

Em decisão de maio, a juíza considerou que não ficou provado no processo que os réus tinham condições de evitar o acidente.

“Todas as equipes acompanhavam cuidadosamente cada passo da execução e não apontaram qualquer situação que indicasse a possibilidade de um acidente”, apontou a magistrada.

O Ministério Público Estadual de São Paulo (MPE-SP), autor da ação recorreu da sentença em segunda instância. O recurso deve ser analisado em novembro pelo Tribunal de Justiça.

Após 19 meses de investigação, o Instituto de Criminalística (IC), da Polícia Técnico-Científica, concluiu o laudo sobre as causas do acidente e apontou que problemas de execução da obra provocaram a queda das paredes do túnel.

Reportar Erro