Pesquisa revela

Justiça brasileira sofre com falta de material

Alguns juízes tiram do bolso para comprar computadores e impressoras

acessibilidade:

A Corregedoria Nacional de Justiça divulgou nesta quarta-feira (16) um relatório onde revela que faltam equipamentos como computadores e impressoras em unidades do primeiro grau de jurisdição. Segundo as inspeções do órgão, em 2011 e 2012, juízes e servidores de varas dos tribunais de Justiça do Piauí e de Goiás sofreram com falta de material. Por isso, o Conselho Nacional de Justiça decidiu criar um grupo de trabalho para descobrir alternativas ao ?quadro de precariedade? na Justiça brasileira. Em nota, o órgão afirma que os primeiros resultados devem ser apresentados até o fim de outubro.

Na capital do Piauí, Teresina, uma juíza da 4ª Vara Criminal afirmou que teve de comprar alguns equipamentos do próprio bolso, pois não foram fornecidos à unidade judicial. Segundo o relatório de inspeção, a juíza ?tem dificuldade em ser atendida em relação aos pedidos referentes a materiais de expediente, como computadores, impressoras, estabilizadoras, no-breaks e outros, que muitas vezes são adquiridos porque ela mesma compra?.

A sala de audiências não tem impressora, mas um computador doado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A secretaria da Vara só dispunha de uma impressora constantemente avariada e sem toner. A situação se reproduz no interior do estado. Na 3ª Vara da Comarca de Picos, a 300 quilômetros da capital, faltam equipamentos e suporte em informática. Os armários para armazenar os processos não oferecem segurança.

Em Goiás, a carência de equipamentos compromete o funcionamento de várias unidades judiciais. Na 10ª Vara Criminal de Goiânia faltam computadores segundo o relatório da Corregedoria.

As inspeções realizadas em 2012 constataram a mesma deficiência nas comarcas do interior. Em Anápolis, o aparelho de fax ficou sem conserto por dois meses na 1ª Vara Criminal. Na 3ª Vara Criminal faltam computadores e aparelho scanner, mesma necessidade do 1º Juizado Especial da comarca.

Reportar Erro