Rio-2016

Judoca Rafael Silva garante mais uma medalha ao Brasil

Conhecido como Baby, atleta ficou com bronze ao vencer Roy Meyer

acessibilidade:

O brasileiro Rafael Silva conquistou nesta sexta-feira, 12, conquistou medalha de bronze com um yuko contra o uzbeque Abdullo Tangriev na categoria 100 kg masculino. Essa é a primeira medalha do judô masculino na Rio 2016 e a quarta do Brasil nos Jogos.

Baby, como é conhecido, repetiu o mesmo resultado que obteve nos Jogos de Londres-2012. O pódio de Baby coroa um momento de superação do atleta, que por pouco não ficou fora dos Jogos Olímpicos por causa de uma lesão no ombro. Ele passou meses longe do tatame e quase perdeu a vaga para David Moura.

O judoca começou bem o torneio, com duas vitórias por ippon, contra o hondurenho Ramon Pileta e, em seguida, contra o russo Renat Saidov. Na semifinal, no entanto, perdeu para o mito do judô atual, o francês Teddy Riner, que não perde uma luta há seis anos ou 114 combates. Na repescagem, Baby superou o holandês Roy Meyer, se credenciando para a disputa do bronze.

O judô brasileiro encerra sua participação nos Jogos do Rio-2016 com uma medalha de ouro, de Rafaela Silva, e duas de bronze, de Rafael Silva e Mayra Aguiar. O resultado é inferior ao obtido nos Jogos de Londres, quando o Brasil obteve quatro medalhas (uma de ouro e três de bronze).

Para Baby, o resultado da equipe de judô é positivo. “O judô é um esporte dinâmico, ativo e as olimpíadas são uma competição diferente. É difícil dizer quantas medalhas vão ocorrer, mas a equipe teve um bom desempenho. A Rafa [Rafaela Silva] conquistou o ouro e agora ganho o bronze”, disse Rafael Silva.

Reportar Erro