Violência contra mulher

Jandira Feghali vai ao STF contra Alberto Fraga

Ela ingressou com ação contra Fraga por incitação à violência

acessibilidade:

A líder da bancada do PCdoB na Câmara dos Deputados, Jandira Feghali (RJ) ingressou com ação penal por ameaça no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado Alberto Fraga (DEM/DF).

Na queixa-crime, a parlamentar acusa Fraga de "incitar o ódio e a violência contra as mulheres" por declarações dirigidas a ela no último dia 6 de maio no plenário da Câmara.

Na ocasião, durante discussão sobre o ajuste fiscal, Fraga disse que "mulher que participa da política e bate como homem tem de apanhar como homem também". Após protesto de Jandira na tribuna condenando a fala do parlamentar, Fraga tomou novamente a palavra e disse: "E aqueles que são mais valentes me procurem logo após aqui".

"O deputado incitou claramente a violência contra as mulheres, em especial as mulheres que militam na política e, no contexto, a violência contra a ora representante, deputada Jandira Feghali", diz a peça.

Além da queixa-crime no Supremo, o PC do B apresentou uma representação ao Conselho de Ética da Câmara acusando o deputado Alberto Fraga de quebra do decoro parlamentar. Caso o processo seja aberto pelo órgão, o parlamentar do DEM fica sujeito a punição que varia de advertência à cassação.

Outra representação, também do PC do B, foi apresentada contra Roberto Freire por suposta quebra de decoro. Segundo o pedido, o deputado do PPS “praticou uma agressão pessoal contra a deputada Jandira Feghali, agarrando seu braço e forçando-o na direção do chão, num gesto de muita violência, machucando o seu pulso”.

Reportar Erro