Economia

Inflação deverá cair dois pontos percentuais no semestre, diz Tombini

Manutenção dos juros foi resposta à maior incerteza econômica global

acessibilidade:

A inflação acumulada em 12 meses deverá cair dois pontos percentuais durante o primeiro semestre deste ano, segundo afirmou o presidente do Banco Central Alexandre Tombini, em entrevista à Globo News. Em janeiro, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) estava em10,71%

Sobre a manutenção da taxa básica de juros (Selic) após a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em janeiro, Tombini disse que foi uma resposta à maior incerteza econômica global em 2016, diante da queda dos preços do petróleo e da desaceleração chinesa.

"Havia um hiato maior do que se esperava no final do ano passado. Também agregando as questões internacionais… e esse ambiente internacional que mudou muito no início do ano ano, nas primeiras semanas", afirmou.

O Copom surpreendeu em 20 de janeiro ao decidir manter a taxa Selic em 14,25% ao ano, apesar da inflação no ano passado ter ultrapassado o teto da meta do governo, de 6,5%.

O presidente do Banco Central disse ainda que o Brasil não é o único país a responder à maior volatilidade econômica neste ano. Bancos centrais no Japão e na Europa também adotaram uma abordagem mais cautelosa na política monetária.

 

Reportar Erro