Servidor do STJ

Indicado do deputado André Moura será o presidente do INSS

A indicação deve passar pela Casa Civil antes de ser consumada

acessibilidade:

Indicado pelo líder do governo na Câmara, deputado federal André Moura (PSC-SE), o servidor do Superior Tribunal de Justiça Francisco Paulo Soares Lopes deve ser o novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Formado em administração de empresas e especializado em Tecnologia de Informação, ele está cedido para a assessoria da Presidência da Dataprev. A indicação deve passar pela Casa Civil antes de ser consumada.

Lopes vai substituir Leonardo Gadelha, após o feriado do dia 15, na próxima semana. A informação é do Blog dos Peritos do INSS.

Francisco participou da construção do sistema eletrônico do STJ e recebeu prêmios do tribunal junto com sua equipe de TI, em 2010. Para construir o sistema do STJ, contratou fábricas de softwares e terceirizou o suporte técnico.

Entre algumas das ações pretendidas por Lopes, estariam a melhoria da gestão de TI com terceirização do suporte, implementação de totens de atendimento nas agências de Previdência Social, e botar no ar o sistema ECO (Empréstimo Consignado Online), uma ferramenta desenvolvida pela Dataprev que permitirá aos bancos pagadores de benefícios do INSS viabilizar o estudo da margem consignável e efetuar empréstimos aos beneficiários do INSS direto da própria agência bancária, sem ter que ir ao INSS para fazer cálculos, numa promessa de desafogar o atendimento nas APS. 

Trajetória

O novo presidente exerce, desde 2003, cargos de gestão relacionada à tecnologia da informação no âmbito da Justiça e do governo federal. Ele foi cedido como Secretário de Tecnologia de Informação do Conselho da Justiça Federal (CJF), onde permaneceu por quatro anos.

Entre 2008 e 2012 exerceu cargos de confiança como Secretário de Tecnologia de Informação do STJ e da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Foi nomeado, em 2012, Coordenador-Geral de Recursos Logísticos do Ministério das Cidades, DAS 101.4, onde atuou muito próximo do atual Diretor de Atendimento (DIRAT) do INSS, Ilton José Fernandes Filho.

Em 2013, assumiu cargo comissionado de Tecnologia de Informação na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), tendo sua cessão prorrogada anualmente até janeiro de 2016.

Após retornar ao STJ, foi nomeado assistente do gabinete do ministro Luis Felipe Salomão, onde permaneceu até setembro de 2016 para assumir cargo de assistente da Corregedoria do CNJ, de onde saiu em julho deste ano para assumir o atual cargo de assessor da Diretoria/Presidência da Dataprev.

Reportar Erro