Obra liberada

Ibaneis derruba na Justiça decisão que tentava impedir obra de viaduto

Suspensão de obras era baseada em alegações não confirmadas

acessibilidade:
A obra do viaduto, reivindicada pela população há 12 anos, vai desobstruir trânsito pesado.

O juiz Carlos Maroja, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), revogou nesta terça-feira (31) decisão judicial anterior que suspendeu as obras de construção de um viaduto reivindicado pela população há pelo menos 12 anos.

É mais uma vitória obtida na Justiça pelo governo de Ibaneis Rocha (MDB). Considerado um dos advogados mais bem sucedidos de Brasília, Ibaneis costuma orientar a defesa do governo em ações na Justiça.

A obra foi suspensa sob a alegação de que o projeto e a obra foram definidos “sem consulta à comunidade”, mas a verdade é outra. Em sua decisão, o magistrado afirma os relatórios apresentados pelo governo do DF indicam que “a exigência de participação democrática na elaboração e aprovação do projeto integral fora atendida de modo suficiente.”

Governador do DF, Ibaneis Rocha. Foto: Renato Alves/ Agência Brasília

Um grupo de moradores do Sudoeste, bairro de classe média alta de Brasília, alegava que a obra era “grande demais”, como se não tivesse sido dimensionada por engenheiros e especialistas.

Outra alegação era a de que a construção do viaduto produziria “barulho”, comprometendo o sossego dos moradores do bairro, mas isso também foi desmentido pelos técnicos do governo.

Um grande projeto

O viaduto será construído na intersecção da Epig com o Sudoeste e o Parque da Cidade – local por onde passam, em média, 25 mil veículos por dia. O investimento previsto é de R$27 milhões, com geração de 180 empregos, entre diretos e indiretos.

Os trevos na Epig serão construídos em trincheiras (de forma subterrânea). Com a mudança, quem sair do Parque da Cidade em direção ao Sudoeste não terá mais de passar por semáforos e retornos: seguirá direto para a Avenida das Jaqueiras, passando sob a Epig.

A obra também permitirá sair do Sudoeste, na altura da avenida, e pegar a Epig no sentido Plano Piloto — e vice-versa — sem a necessidade de retorno.

Com o viaduto, semáforos e retornos que interligam as duas vias serão retirados e haverá mais fluidez no trânsito da região.

 

Reportar Erro