Pânico

Havaí entra em pânico com alerta falso sobre ataque nuclear

Funcionário de agência de emergência errou enquanto fazia teste

acessibilidade:

Os habitantes do estado americano do Havaí receberam ontem, sábado (13), uma mensagem nos celulares que alertava para o disparo de um míssil balístico (porte nuclear) na direção das ilhas. “Ameaça de míssil balístico em direção ao Havaí. Procure abrigo imediatamente. Isto não é uma simulação”, dizia o alerta oficial de emergência do estado, que aparece diretamente nas telas dos smartphones.

Alerta foi enviado diretamente às telas dos celularesEntre o envio do alerta de emergência e a correção da informação por parte das autoridades havaianas passaram-se 38 minutos. Foi tempo suficiente para que farmácias e supermercados foram esvaziados e pessoas se trancassem em casa, em pânico.

A mensagem foi enviada por engano por um funcionário da EMA (agência federal de serviços de emergência, em inglês). O sistema de alerta nesse tipo de ataque é tão definitivo que demorou mais de meia hora para ser corrigido pois é necessária autorização especial de Washington para ser retratado, divulgaram as autoridades do Havaí.

O Havaí fica a 3,2 mil quilômetros da costa oeste do continente norte-americano e, desde o início das “tensões” entre Donald Trump e o norte-coreano Kim-Kong Un, a população havaiana tem se preparado para um possível ataque nuclear. Propagandas na TV já são transmitidas com alertas e dicas de segurança, além de alarmes de rua da época da Guerra Fria terem sido reativados nas últimas semanas. As informações são do LA Times.

Reportar Erro