Diáspora

Guerra civil faz a Síria bater recorde de deslocamento

Mais de um milhão foram forçados a abandonar suas casas só neste semestre

acessibilidade:

PotÍncias est?o prÛximas de acordo na ONU sobre SÌriaO Alto Comissariado da ONU para Refugiados divulgou nesta semana um relatório onde revela que, em seis meses, 1 milhão de pessoas deixaram a Síria. Segundo o documento, o alto índice de deslocamento se deve aos conflitos no local.

O estudo foi nomeado de ?Mid-Year Trends 2013? e diz ainda que o deslocamento forçado da população síria nos últimos seis meses foi um dos maiores da história. De acordo com o documento, se contar os deslocamentos internos, 5,9 milhões de pessoas foram forçadas a abandonar suas casas neste semestre. Trata-se de 77% do total de 7,6 milhões registrados em todo o ano de 2012.

Do total, 1,5 milhão de pessoas se refugiarem em países vizinhos para tentar se livrar da guerra civil. Mesmo com o numero impressionante, o Pasquistão ainda é o pais com a maior população de refugiados: 1,6 milhão de pessoas ? deixando a Síria em segundo lugar.

O conflito na Síria teve início quando manifestantes foram para as ruas protestar contra o governo do presidente Bashar al-Assad e já causou a morte de aproximadamente115 mil pessoas.