Eduardo Campos

Governo de PE já fala em 150 mil no funeral de Eduardo Campos

Governo de Pernambuco estima 150 mil no funeral de Eduardo Campos

acessibilidade:

O governo de Pernambuco ja? trabalha com a possibilidade de que o funeral de Eduardo Campos reu?na de 100 mil a 150 mil pessoas nas ruas de Recife. Ale?m da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Ina?cio Lula da Silva, 12 governadores, empresa?rios, o presidente da Fiat (que tem fa?brica instalada em Pernambuco), Cledorvino Belini, e o embaixador da Ita?lia no Brasil, Raffaelle Trombetta, ja? confirmaram presenc?a da cerimo?nia.

Organizadores passaram o dia montando a estrutura em frente ao Pala?cio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, onde acontecera? o velo?rio. O cerimonial ja? conta com a

possibilidade de os restos mortais de Campos, do assessor de imprensa Carlos Percol, do foto?grafo Alexandre Severo e do cinegrafista Marcelo Lira chegarem a? base ae?rea de Recife so? na noite de sa?bado ou na madrugada de domingo. O caixa?o de Campos sera? conduzido ao Pala?cio num carro do Corpo de Bombeiros. Os demais devem ser transportados em carros funera?rios.

Ainda na?o ha? definic?a?o se o velo?rio sera? na calc?ada da sede do governo ou se no interior do Pala?cio. Uma foto de cada um sera? colocada sobre os caixo?es, que devem estar cobertos com as bandeiras do Brasil. A viu?va de Campos, Renata Campos, ja? escolheu a foto que ficara? sobre o caixa?o do marido: Campos aparecera? com uma bandeira do Brasil de fundo.

Uma rua nas imediac?o?es do Pala?cio sera? destinada para o estacionamento dos o?nibus que esta?o a caminho da capital pernambucana com eleitores e admiradores de Campos. A primeira caravana, que vem de Ouricuri, cidade do serta?o do Araripe, esta? prevista para chegar ainda na noite desta sexta-feira, 15.

Desde o ini?cio da organizac?a?o do funeral, o cerimonial do Pala?cio ja? sabia que a despedida a Eduardo Campos reuniria mais admiradores que a do avo?, o ex- governador Miguel Arraes. Em 2005, 80 mil pessoas acompanharam o funeral do pessebista pelas ruas de Recife.

Comoc?a?o. O clima nas ruas de Recife e? de comoc?a?o. Outdoors foram colocados nas ruas com fotos de Eduardo Campos abrac?ado ao avo? falecido ha? 9 anos. “Os sonhos na?o morrem jamais”, diz a mensagem escrita sobre um fundo preto.

“Esta? todo mundo sem acreditar. Na?o sou eleitor dele, mas tenho um sentimento de amizade e aprec?o por ele”, disse o taxista Edivaldo Matias, de 54 anos. Ele soube da trage?dia por um passageiro e ficou chocado com a noti?cia. “Sou Lula ate? dizer basta, mas meu sentimento com Eduardo e? profundo. Foi uma covardia. Ele podia ganhar nas eleic?o?es de 2018”, afirmou o taxista com os la?grimas no olhos.

A camareira Maria do Carmo Mello, de 45 anos, contou que sua fami?lia ficou muito abalada com a trage?dia e lamentou que o filho mais novo do ex-governador, Miguel, na?o tera? a oportunidade de conviver com o pai. “O bebezinho na?o vai ter o acompanhamento do Eduardo”, comentou. (Daiene Cardoso e João Domingos/AE)

Reportar Erro