Em pesquisa

Fernando Pimentel lidera disputa pelo governo de Minas

Candidato do PT soma 30,8% contra 19,4% de Pimenta da Veiga (PSDB)

acessibilidade:

Se as eleições fossem hoje, o pré-candidato do PT ao Governo de Minas, Fernando Pimentel, seria o novo ocupante do Palácio Tiradentes, aponta a primeira pesquisa do jornal O Tempo, publicada nesta segunda-feira.

No cenário mais provável, Pimentel tem 30,8% das intenções de voto, contra 19,4% de Pimenta da Veiga (PSDB). Vanessa Portugal (PSTU) tem 6,3%, Fidélis Alcântara (PSol), 1,3%, e Júlio Delgado (PSB), 1%.

A pesquisa também mediu a força das chapas de PSDB e PT. Quando o nome do deputado federal Antônio Andrade, presidente do PMDB-MG e provável candidato a vice, é mostrado ao entrevistado, Fernando Pimentel salta para 39,4% das intenções de voto. Pimenta da Veiga chega a apenas 22,8% quando aparece ao lado de Dinis Pinheiro (PP).

Em outro cenário, quando Delgado é substituído por Apolo Heringer, também do PSB, os percentuais praticamente não se alteram. Fernando Pimentel aparece com 31% das intenções de voto nesse cenário. Ele é seguido por Pimenta da Veiga (19,5%), Vanessa Portugal (6%), Fidélis Alcântara (1,5%). Heringer tem 0,3% das intenções de voto.

Fernando Pimentel também lidera nos cenários em que o pré-candidato do PSDB ao governo de Minas, Pimenta da Veiga, é substituído por outros nomes da base tucana no estado. No confronto com o atual governador Alberto Pinto Coelho (PP), Fernando Pimentel tem 35,4% das intenções de voto, enquanto Coelho aparece com apenas 4,4%.

Nesse cenário, Vanessa Portugal chega a 7,9% das intenções de voto e Fidélis Alcântara a 1,6%. Julio Delgado tem 1,4%. Contra Dinis Pinheiro (PP), Fernando Pimentel teria 36,4% das intenções de voto. Pinheiro chegaria a 1,8%, mesmo percentual de Julio Delgado. Os outros candidatos teriam: 7,8% (Vanessa) e 1,6% (Fidélis).

Considerando todos os cenários, o percentual de votos nulos e de quem não votaria em nenhum dos candidatos varia de 16,4% a 21,8%. Não sabem responder e indecisos variam de 21,2% a 24,8%. Na simulação de segundo turno, Fernando Pimentel bateria o tucano Pimenta da Veiga, por 37,8% a 23,8% das intenções de voto.

O único quesito em que o tucano aparece à frente do petista é na taxa de rejeição. Pimenta da Veiga é rejeitado por 10,7% dos entrevistados.

 

 

Reportar Erro