Nomeação

Ex-primeiro-ministro norueguês ficará à frente da Otan

A novidade foi publicada hoje pelo jornal "Aftenposten"

acessibilidade:

jens stoltenbergO ex-primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, será nomeado secretário-geral da Otan nos próximos dias, publicou nesta segunda-feira o jornal “Aftenposten”.

Segundo o veículo, a nomeação será feita na reunião de ministros das Relações Exteriores da Otan que está prevista para a semana que vem.

Os dirigentes dos quatro principais países da Aliança Atlântica (EUA, Grã-Bretanha, Alemanha e França) apoiaram expressamente o líder trabalhista norueguês para substituir o dinamarquês Anders Fogh Rasmussen, que deixa o posto no meio do ano, segundo o “Aftenposten”.

Nascido em Oslo em 1959, Jens Stoltenberg ocupou várias pastas em governos trabalhistas na década de 90 e foi primeiro-ministro em dois períodos (2000-2001 e 2005-2013).

Seu papel após os atentados do ultradireitista Anders Behring Breivik em 22 de julho de 2011 na Noruega, que matou 77 pessoas, o fez conquistar o respeito generalizado no país.

Após a derrota da coalizão de centro-esquerda nas eleições legislativas de setembro, Stoltenberg se tornou líder do Partido Trabalhista e da oposição.

Com Stoltenberg no poder, a Noruega assinou em 2008 um acordo com os EUA para gastar oito bilhões de euros na compra de meia centena de caças americanos para substituir sua frota de F-16. (EFE)

Reportar Erro