Mais Lidas

Petrolão

Ex-diretor de Gás e Energia da Petrobras vai depor na CPI Mista

Foram apresentados quatro requerimentos à comissão de inquérito pedindo o depoimento de Ildo Sauer

acessibilidade:

O diretor de Gás e Energia da Petrobras no período de 2003 a 2007, Ildo Sauer, vai depor à CPI Mista que investiga a estatal na próxima quarta-feira (3). O executivo deve explicar por que Paulo Roberto Costa citou a diretoria dele como integrante do esquema de corrupção instalado na companhia. Paulo Roberto cumpre prisão domiciliar no Rio de Janeiro, depois de ter sido detido na operação Lava Jato da Polícia Federal, responsável por desarticular irregularidades na petrolífera brasileira.

Foram apresentados quatro requerimentos à comissão de inquérito pedindo o depoimento de Ildo Sauer. Um deles partiu do líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), que citou entrevista dada pelo ex-diretor à Agência Estado.

À reportagem, Sauer declara que o Tribunal de Contas da União (TCU) errou ao responsabilizar igualmente todos os diretores da Petrobras no caso da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. Ildo Sauer disse ainda que a relação entre o TCU e a Petrobras nunca foi “suave” e que o relatório do órgão sobre o negócio passou longe de ser técnico.

A compra da refinaria é um dos quatro eixos de investigação da CPI Mista. O Tribunal de Contas aponta prejuízo de US$ 792 milhões no negócio.

Um dia antes do depoimento de Sauer, a CPI fará uma acareação entre os ex-diretores Paulo Roberto Costa e Nestor Cerveró.(Agência Senado)