Hotel do crack

Ex-deputado José Edmar é preso tentando invadir hotel Torre Palace

Segundo a PM, o ex-parlamentar tentou furar bloqueio policial

acessibilidade:

O ex-deputado federal pelo PMDB José Edmar foi detido por volta das 13h desta sexta-feira (3) por desobediência. Segundo a Polícia Militar, o ex-parlamentar tentou entrar no hotel Torre Palace, no centro de Brasília, invadido pelo Movimento de Resistência Popular, que está sendo desocupado há três dias pelo Governo do Distrito Federal.

A PM informou que Edmar estava com uma caixa com álcool, comida, água e ovos dentro. Ele recebeu ordens para não tentar entrar no edifício, mas teria tentado furar o bloqueio policial e foi preso por desobediência.

O ex-parlamentar, que também é advogado, foi encaminhado para a 5a Delegacia de Polícia (área central), onde permanece.

Desocupação no 'Hotel do crack'

A negociação entre a Polícia Militar e os invasores do hotel Torre Palace começou na quarta-feira (1), às 8h. Os invasores disseram que só deixam o local se o Governo do Distrito Federal oferecer uma opção permanente de moradia. Eles exigem que o GDF prorrogue a assistência habitacional de R$ 600, oferecida por até um ano, mas o governo já disse que não tem condições de estender o benefício.

Alguns deputados federais do PT e representantes do GDF estiveram reunidos com o grupo na noite de quarta (2), mas, assim como a PM, não obtiveram êxito. Devido a regras de cumprimento de mandados de Justiça, os militares são proibidos de entrar no hotel durante a madrugada, informou a polícia.

Durante toda a madrugada de quarta cerca de 250 policiais militares e 110 profissionais do Detran e Corpo de Bombeiros permaneceram em frente ao prédio. Ontem, por volta das 18h os invasores jogaram de cima do prédio bombas de fabricação caseira.

O grupo está no local desde outubro do ano passado. O hotel Torre Palace está abandonado desde 2013, avaliado em R$ 35 milhões e é alvo de disputa judicial entre os herdeiros do empresário Jibran El-Hadj.

Outra prisão

Em 10 de julho de 2003 a Polícia Federal prendeu, em casa, José Edmar, então deputado distrital, acusado de envolvimento com ações de parcelamento irregular do solo (condomínios), crimes contra o meio-ambiente, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, estelionato, corrupção, ameaças e formação de quadrilha. Uma das lideranças do governador Joaquim Roriz na Assembléia Legislativa, José Edmar ficou preso na Superintendência Regional da Polícia Federal, junto com outros oito integrantes da quadrilha.

Reportar Erro