Presidente da Bolívia

Evo Morales visitará Michel Temer em Brasília no dia 30 de outubro

Presidente da Bolívia busca acordos sobre gás e integração ferroviária

acessibilidade:

O presidente da Bolívia, Evo Morales, realizará visita oficial ao Brasil na segunda-feira, 30, ocasião em que será recebido pelo presidente Michel Temer.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o objetivo da visita é aumentar a cooperação e a coordenação bilateral em temas como a "luta contra o crime transnacional, energia, defesa, desenvolvimento fronteiriço, integração da infraestrutura física, temas migratórios e consulares, comércio e investimentos".

A Bolívia pretende renovar com o Brasil um contrato de compra e venda de gás que termina em 2019 e que envolve o fornecimento de até 30 milhões de metros cúbicos diários (mmcd) de gás natural ao mercado de São Paulo.

Esta será a primeira passagem do boliviano por Brasília no governo Temer. Apoiador de governos petistas, Morales foi um dos presidentes sul-americanos que acusaram o Congresso Nacional de promover um "golpe" e rechaçou o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, o que levou Temer ao poder.

Evo Morales apontou em redes sociais um "golpe congressista e judicial" no Brasil e logo retirou seu embaixador do Brasil, após a destituição de Dilma, num gesto de protesto. O Brasil fez o mesmo, mas não houve rompimento de relações diplomáticas.

Apesar das severas críticas ao impeachment da presidente Dilma Rousseff e à posse de seu vice, La Paz tem tentado desde o ano passado marcar um encontro entre Temer e Morales.

Reportar Erro