Julgamento simulado

Estudantes gaúchas são vice campeãs em competição nos EUA

Equipe participou de competição de julgamento simulado realizado nos EUA

acessibilidade:

A equipe composta pelas estudantes de direito gaúchas Ana Carolina Campara Brittes e Fernanda Madalosso Guimarães, sob a orientação da treinadora Marina de Almeida Rosa, conquistou o vice-campeonato na 21ª Edição da Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, promovida pelo Washington College of Law e pela Academy on Human Rigths na Humanitary Law, da American University, ao enfrentar na rodada final a equipe da Universidad Sergio Aborleda, da Colômbia.

A equipe era formada também por quarto observadoras, as estudantes Carolina Oliveira, Carolina Guazzelli, Kelly Cerbaro e Sirlei Pastore.

A Competição trilingue (realizada em inglês, espanhol e português) promovida pela American University visa instruir advogados, bacharéis em direito e estudantes no uso do Sistema Legal Interamericano de Direitos Humanos como um meio legítimo para a reparação de violações aos direitos humanos.

O processo de preparação do torneio teve duas fases: na fase escrita as estudantes tiveram de apresentar um memorial de acordo com a atuação que lhes foi dada (no caso, defesa do Estado) e, posteriormente, a fase oral no Washington College of Law, em Washington D.C., onde tiveram de enfrentar outras equipes para defender seus argumentos e sustentá-los perante juízes.

O tema desta Competição foi Indústrias Extrativas e Direitos Humanos, sendo o caso hipotético escrito por Katya Salazar e Daniel Cerqueira, da Due Process of Law Foundation (DPLF) – organização sediada em Washington D.C dedica à promoção dos direitos humanos na América Latina.

Esta Edição da Competição contou com mais de 100 equipes da América, Ásia, África e Europa e ocorreu entre os dias 22 a 27 de maio de 2016.

A equipe gaúcha enfrentou equipes de Joinville, Curitiba, Estados Unidos e Colômbia e, além do vice-campeonato conquistou a melhor defesa escrita geral entre todas as equipes e a melhor defesa escrita entre todos os estados e todas as equipes brasileiras, sendo classificada em 1° lugar nas rodadas preliminares (que classificavam os semifinalistas entre as 20 melhores equipes) em 2° lugar entre as equipes finalistas, sendo, inclusive, a melhor equipe brasileira da Competição.

Reportar Erro