Esse Ibope...

Espantosa reação faz petista empatar com Souto na última hora

Após liderar toda a campanha com folga, Souto vê Costa empatar

acessibilidade:

Pesquisa do Ibope divulgada neste sábado mostra que os levantamentos desse instituto na Bahia deveriam merecer no mínimo uma rigorosa auditoria. Desde agosta, o Ibope indicou em todas as suas pesquisas a vitória de Paulo Souto (DEM) no primeiro turno, mas agora, véspera da eleição, como se pretendesse corrigir erros graves de levantamentos anteriores, divulga que seu adversário Rui Costa (PT) quase dobrou as intenções de voto. Com isso, segundo o Ibope, os dois candidatos apresentam rigoroso empate numérico: 46 x 46% dos votos válidos.

Lídice da Mata (PSB) continua em terceiro lugar, com 5% das intenções de voto, enquanto os demais candidatos têm no máximo 1%.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Pesquisa de 24 de setembro mostrou Paulo Souto com 43% e Rui Costa 27%. Em 10 de setembro, Souto tinha 46% e Rui Costa aparecia com 24%. Em agosto, Paulo Souto tinha 44% e Rui Costa, 15%.

Reportar Erro