Guerra contra o picho

Em São Paulo, João Doria propõe multa elevada contra pichadores

Pichadores que ficarão sujeitos a multa de R$5 mil em São Paulo

acessibilidade:

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou neste sábado, 28, que quem for pego pichando monumentos, prédios públicos e privados pagará uma multa de R$ 5 mil. O projeto deve ser votado na próxima semana na Câmara Municipal.

Na guerra contra pichadores, Doria firmou ainda uma parceria com taxistas para que denunciem os arruaceiros em ação na cidade de São Paulo.

"Assinamos um acordo com o Sindicato dos Taxistas. A partir de 1º de fevereiro, serão 38 mil que poderão acionar a Guarda Civil Metropolitana, dia ou noite, quando verem nas ruas alguém pichando muros, casas ou monumentos", disse Doria. Segundo ele, o acordo começa a valer no dia 1º de fevereiro.

Também neste sábado, 12 pichadores foram detidos. Na sexta-feira (28), a Prefeitura anunciou que vai denunciar outros 26 pichadores que foram presos em flagrante.

Na sexta, a Prefeitura de São Paulo anunciou que entrará com ações civis públicas na Justiça contra as pessoas presas em flagrante neste mês por pichar prédios e monumentos públicos na capital paulista. Com praticamente um caso por dia, o objetivo será o ressarcimento dos danos causados e o pagamento de multas. Após pichações no aniversário de São Paulo, o prefeito havia prometido “endurecer” com os autores e manter as ações de limpeza, que ainda motivam protestos. 

Para evitar que os pichadores detidos voltem a agir, a Prefeitura também pedirá à Justiça a concessão de liminares impondo multas para quem for flagrado danificando novamente os bens públicos. As ações civis públicas, que devem começar a ser protocoladas na próxima semana, terão como base a Lei Federal 7.347/85. Os processos criminais relativos aos crimes praticados pelos pichadores ainda correrão paralelamente.

Jardim Vertical

A gestão Doria vai plantar 9 mil mudas nas paredes que tinham grafites e foram pintadas de cinza na Avenida 23 de Maio. Os desenhos foram pintados por 490 artistas em 2015, na gestão Fernando Haddad.

Agora, 6 mil metros quadrados de muro serão por 6,7 mil plantas do tipo "unha de gato" e 2.200 de plantas conhecidas como trepadeiras.

Segundo Doria, será o "maior corredor verde da América Latina".

Jardineiro

Pela manhã, o prefeito participou de mais uma edição do programa Cidade Linda. Doria se vestiu de jardineiro e cortou a grama da praça Bento de Camargo Barros, na região da Luz.

 

Reportar Erro