Líder absoluto

Em Maceió, prefeito tucano tem folga de 18 pontos e ameaça 2º turno

Ibope: Rui atinge 41%, Ciço despenca para 23% e JHC chega a 21%

acessibilidade:

Os números do Ibope sobre a disputa pela Prefeitura de Maceió divulgados pela TV Gazeta na noite desta sexta-feira (30) confirmaram as tendências de pesquisas recentes que ampliam as chances de o candidato a reeleição Rui Palmeira (PSDB) definir a eleição já no próximo domingo (2).

O prefeito tucano ampliou para 18 pontos a diferença para o segundo colocado Cícero Almeida, o Ciço (PMDB). O candidato Rui pontuou 41% da preferência do eleitor, enquanto Ciço já aparece com 23%, empatado tecnicamente com o candidato do PSB, João Henrique Caldas, o JHC, que obteve 21% de intenção de voto.

Na sequência, Paulão pontuou 2%, seguido dos demais candidatos Fernando do Village (PMN), Gustavo Pessoa (PSOL) e Paulo Memória (PTC), com 1% cada.

Dos 602 eleitores entrevistados, 7% disseram que votariam em branco ou nulo e 3% disseram que não sabem ou preferiram não opinar.

Confira os números da preferência do eleitor:

Rui Palmeira – 41%

Cícero Almeida – 23%

JHC – 21%

Paulão – 2%

Fernando do Village – 1%

Gustavo Pessoa – 1%

Paulo Memória – 1%

Branco ou nulo – 7%

Não sabem ou preferiram não opinar – 3%

Votos válidos

O Ibope também simulou o que seriam considerados votos válidos para cada candidato, com a retirado dos votos nulos e brancos. O que sinaliza que Rui Palmeira precisaria de apenas 4 pontos percentuais mais um voto para vencer no 1º turno. Justamente o limite da margem de erro do levantamento.

Confira a simulação:

Rui Palmeira (PSDB) – 46%

Cícero Almeida (PMDB) – 26% 

JHC (PSB) – 23%

Paulão (PT) – 2%

Fernando do Village (PMN) – 1%

Gustavo Pessoa (PSOL) – 1%

Paulo Memória (PTC) – 1%

2º turno

O Ibope simulou eventuais confrontos no já duvidoso 2º turno entre os três primeiros colocados. Rui teria vantagem de 13 pontos sobre JHC e de 19 sobre Ciço, enquanto que o candidato do PSB venceria o candidato do PMDB. 

Confira:

Rui Palmeira 51% x 32% Cícero Almeida

Rui Palmeira 49% x 36% JHC

JHC 47% x 33% Cícero Almeida

Rejeição

Quando à reprovação dos candidatos pelos eleitores, o candidato Paulão segue como líder em rejeição, com um percentual de 58%; seguido de Cícero Almeida, com 40% e Fernando do Village, com 28%. Rui Palmeira aparece com 24% da antipatia do eleitor e JHC tem a menor rejeição do eleitorado, com 17%. 

A pesquisa Ibope foi encomendada pela TV Gazeta de Alagoas LTDA. e registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) sob o protocolo Nº AL-00492/2016. Foram ouvidos 602 eleitores desde a terça-feira (27) até esta sexta (30), sendo que poucos eleitores foram ouvidos após o debate da última quinta-feira (29).

A margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. 

Reportar Erro