Tá feia a coisa

Economia em viés de baixa

Caíram todos indicadores, dos empregos ao faturamento da indústria

acessibilidade:

A pesquisa Indicadores Industriais, divulgada nesta segunda-feira (8) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que a enconomia brasileira está em viés de baixa: o faturamento da indústria  cai
u 0,5% em maio, na comparação com abril, as horas trabalhadas na produção recuaram 3,6%, o emprego teve queda de 0,2% e o nível de utilização da capacidade instalada caiu 0,7 ponto percentual e ficou em 82,2%. Tudo isso após dois meses consecutivos de alta.

Apesar das más notícias, a retração da atividade, a massa real de salários aumentou 0,5% em maio frente a abril, na série com ajuste sazonal, segundo o levantamento da CNI. É o quarto crescimento seguido nessa base de comparação. O rendimento médio real aumentou 0,1% em maio e ficou praticamente estável em relação a abril.

“A recuperação que se apresentava forte nos indicadores de abril, frente ao mesmo mês do ano anterior, perdeu a intensidade em maio”, observa o estudo. Os Indicadores Industriais mostram que poucos setores tiveram desempenho positivo em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado. O faturamento cresceu em 13 dos 21 setores pesquisados. As horas trabalhadas na produção aumentaram em nove setores, e o nível de utilização da capacidade instalada teve expansão em 12.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.