Reforma ministerial

Durante posse de ministros, Temer diz “acima de todos nós está o país”

O presidente também destacou que os problemas do país exigem "trabalho e união"

acessibilidade:

Durante a cerimônia de posse de ministros nesta segunda-feira (2), no Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer afirmou que os problemas do Brasil exigem trabalho com diálogo e união. “Continuaremos a dedicar toda nossa energia com os novos ministros e presidente da Caixa para construir um país melhor para todos e que todos colaborem sem nenhuma tendência à separação. Acima de todos nós está o país, as instituições”.

Temer agradeceu o trabalho feito por aqueles que deixam o governo e deu boas-vindas aos novos ministros. O presidente qualificou os trabalhos de Ricardo Barros (PP), Gilberto Occhin (PP) e Mauricio Quintella (PR) como “gestões extraordinárias”.

Ricardo Barros deixa a pasta da Saúde, agora o comando do ministério será de Gilberto Occhin. Michel Temer destacou o trabalho de Barros, citando melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS), como a contratação de médicos e a compra de ambulâncias.

Gilberto Occhin deixa a presidência da Caixa Econômica, e será substituído pelo atual vice-presidente de Habitação da Caixa, Nelson Antônio de Souza. Michel Temer ressaltou a liberação de recursos das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), como uma de suas importantes contribuições ao país, e acrescentou que agora Occhin continuará a servir o Brasil no Ministério da Saúde.

Nos Transportes, saí Mauricio Quintella e entra Valter Casimiro Silveira. O novo ministro dos Transportes, Porto e Aviação Civil estava na direção-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Sobre a gestão de Quintella, Temer enfatizou a retomada de obras que estavam paralisadas.

No início do discurso, Temer cometeu ato falho, quando cumprimentou o senador Eunício Oliveira como “o presidente do Supremo” e depois buscando endireitar-se, disse que se confundiu porque “tudo no país começa no Legislativo, por isso Eunício poderia ser o presidente do Supremo”.

Reforma ministerial

Barros e Quintella deixam os cargos, pois vão participar das eleições de outubro. Segundo a legislação eleitoral, o prazo para que qualquer ocupante de cargo público deixe a função no governo para concorrer as eleições é 7 de abril.

Ministros empossados

O novo ministro da Saúde, Gilberto Occhin, disse a jornalistas que seu foco será a gestão eficiente dos recursos da saúde pública.

O novo ministro dos Transportes, Valter Casimiro Silveira, pretende dar andamento ao foco da gestão anterior, com a entrega de obras paralisadas e projetos estratégicos vinculados ao Programa Avançar.

E o presidente da Caixa Econômica, Nelson Antônio, afirmou que vai buscar atender as necessidades dos clientes mais desfavorecidos.

Reportar Erro