Cooperação internacional

Dodge vai a Londres para tratar do combate ao trabalho escravo

Objetivo é conhecer experiência britânica, apresentar atuação do MPF e fortalecer cooperação com as autoridades estrangeiras

acessibilidade:

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, realiza missão oficial no Reino Unido na próxima semana, de 22 a 24 de janeiro, para "profundar a parceria e fortalecer a liderança de ambos os países na luta anti-escravidão". A PGR vai apresentar a experiência do Brasil no combate à prática criminosa e conhecer o trabalho desenvolvido por instituições britânicas competentes. Além de reuniões com autoridades que atuam na prevenção e combate a esse crime, a PGR também fará, em 24 de janeiro, palestra no King´s College sobre a luta do Brasil contra a escravidão moderna. A secretária de Cooperação Internacional da PGR, Cristina Romanó, e a secretária de Direitos Humanos do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ivana Farina, acompanharão a PGR na missão.

Dodge também se reunirá com o vice-ministro de Estado para a Comunidade Britânica e Nações Unidas do FCO, responsável por assuntos ligados à prevenção de violência sexual em conflitos.

Na terça-feira (23) a procuradora-geral vai visitar o Serious Fraud Office (SFO), agência especializada do Reino Unido que atua no combate à corrupção, para fortalecer a cooperação jurídica e o intercâmbio de informações entre os dois países. Também está prevista reunião com o Comissário Independente Antiescravidão (Iasc) e representantes do Crown Prosecution Service (órgão equivalente ao Ministério Público no Brasil) para tratar de ações para o combate ao trabalho análogo ao de escravo e o tráfico de pessoas.

Durante a missão, a PGR se reunirá com a chefe do Ministério Público britânico, Alison Sounders, na quarta-feira (24). Estão previstos, ainda, encontros com a presidente e representantes da Suprema Corte. 

Reportar Erro