CENSURA NA BERLINDA

Diário do Poder debate censura judicial à imprensa, na Câmara

Audiência debaterá ameaças ao Jornalismo e à livre comunicação

acessibilidade:

Alvo de investidas contra a liberdade de expressão e o direito de informar sobre os bastidores da política de Alagoas e do Brasil, o site Diário do Poder participará, na tarde da próxima quarta-feira (12), da audiência pública que debaterá as ameaças ao exercício do Jornalismo e as perspectivas do direito à livre comunicação e expressão no País. O debate será promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), às 14h, no Plenário 9 do Anexo II da Câmara dos Deputados.

O objetivo da discussão é aprofundar temas como a censura judicial que vem cerceando a atividade jornalística, a concentração dos meios de comunicação no Brasil, que são concessões públicas, limitando o direito da população à informação plena, e as novas formas de jornalismo ativista e de imprensa alternativa. 

Investidas contra jornalista se tornaram comuns (Por Beppe Grillo)O jornalista do Diário do Poder, Davi Soares, será um dos expositores da 1ª mesa de debates da programação, que tratará do tema Um panorama da comunicação no Brasil: concentração, censura judicial e perseguição aos profissionais de imprensa. Davi Soares é um dos jornalistas alagoanos que foram alvo de censura e tentativas de criminalização do exercício da atividade jornalística, por iniciativa de políticos que tentam induzir ao erro instituições sérias como o Judiciário e a Polícia Federal (PF).

O profissional do Diário do Poder estará ao lado de representantes de entidades como o coletivo Intervozes, da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, do Mídia Ninja; do Jornalistas Livres; da The Intercept; e de outros profissionais de renome nacional. 

A CDHM é presidida pelo deputado federal alagoano, Paulão (PT), que debateu pessoalmente com o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, sobre ataques a jornalistas, em seu Estado. O vice-presidente do sindicato da categoria, Thiago Correia, é outro alagoano convidado para a audiência.

Confira a programação da audiência e seus expositores:

1ª Mesa – Um panorama da comunicação no Brasil: concentração, censura judicial e perseguição aos profissionais de imprensa.

– Sra. Beatriz Barbosa – representante do coletivo Intervozes; (confirmado)

– Sra. Maria José Braga, Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas; (confirmada)

– Sr. Thiago Correia, Vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas; (confirmado)

– Sr. Davi Soares – Jornalista do portal "Diário do Poder"; (confirmado)

– Sr. Luis Nassif – Jornalista e blogueiro do GGN. (confirmado)

2ª Mesa – Novas formas de comunicação: o jornalismo ativista e a imprensa alternativa:

– Sr. Clayton Nobre, representante do Mídia Ninja; (confirmado)

– Sra. Tereza Cruvinel, representante Brasil 247; (confirmada)

– Sra. Juliana Castro, representante Jornalistas Livres; (a confirmar)

– Sr. Paulo Donizete, representante Rede Brasil Atual; (confirmado)

– Sr. George Marques – representante da The Intercept; (a confirmar)

– Representante do jornal Brasil de Fato (a confirmar)

Reportar Erro