Dia de decisão

No DF, comissão recomenda cassação do deputado Raad

Comissão aprova cassação de Raad e votação pode ir a plenário ainda hoje

acessibilidade:

Por quatro votos e uma abstenção, a Comissão de Constituição  e Justiça da Câmara Legislativa aprovou o parecer que pede a cassação do deputado distrital Raad Massouh (PPL), acusado de  desviar dinheiro de emendas parlamentares de shows em Sobradinho. Em reunião às 16h desta terça-feira (3),  o colégio de líderes vai decidir se levam o processo ao plenário ainda hoje. Quem estava presente na leitura do relatório presenciou um escândalo ao final da sessão. Cabos eleitorais bateram bota com a deputada Eliana Pedrosa (PT), alegando terem se sentido ofendidos com a denúncia da distrital de ter se sentido ameaçada na presença deles.

Os deputados Chico Leite (PT), Robério Negreiros (PMD) e Eliana Pedrosa seguiram o parecer do relatório em favor da perda de mandato político. Já o também acusado de desvio de dinheiro público, Aylton Gomes (PR), preferiu se abster de votar. Mais cedo, antes de Cláudio Abrantes (PT) começar a  ler o parecer, o presidente da comissão, Chico Leite (PT) quebrou o protocolo e deixou o advogado de Raad, Rodrigo Nazário, defender o cliente. Em menos de dez minutos, Nazário  alegou que não há provas que incriminem Raad.

Se levado ao plenário, serão necessários 13 dos 23 votos dos parlamentares para que o deputado seja cassado. O voto é aberto, conforme previsto desde 2006 na Lei Orgânica do Distrito Federal. Há duas semanas, a Comissão de Ética aprovou por quatro votos favoráveis e uma abstenção a perda do mandato de Raad, acusado de desviar R$ 100 mil de emenda para shows em Sobradinho, onde tem base eleitoral.

 

Reportar Erro