Combate à criminalidade

Detector de crimes contra a vida é testado em Alagoas

Laboratório já apresenta primeiros resultados em Alagoas

acessibilidade:

Uma importante ferramenta no combate à criminalidade começou a funcionar no Instituto de Criminalística de Alagoas (IC). Trata-se do Laboratório de Cromatografia que já está em funcionamento e já apresenta os primeiros resultados.

O equipamento é o cromatógrafo gasoso, que funciona acoplado a um espectrômetro de massas. Juntos, os dois equipamentos realizam as análises das substâncias por meio de ionização por impacto de elétrons.

A análise dos materiais nos equipamentos é feita mediante um preparo das amostras de cada substância, de modo a possibilitar a detecção dos seus princípios ativos, responsáveis pela identificação. Os primeiros exames foram realizados em amostras de cocaína e maconha. Mas já foi realizado testes em outras substâncias, como o medicamento citrato de sildenafila, conhecido como Viagra, que, de acordo com a resolução da Anvisa, é de uso controlado.

Antes do funcionamento do laboratório, substâncias do tipo fármaco (medicamentos) e solventes como loló não eram analisadas pelo IC, e drogas como maconha e cocaína eram analisadas por técnicas de colorimetria.

Agora com os novos equipamentos tem-se os resultados com maior rapidez e eficiência, uma vez que o resultado é definitivo e tem 100% de margem de acerto.

Além do cromatógrafo gasoso, o IC conta também com outro equipamento de excelentes resultados, principalmente em crimes sexuais, que são as luzes forenses. Esses equipamentos, quando utilizados pelo IC conseguem detectar substâncias não visíveis ao olho nu, como sangue, saliva e sêmen humano.

Estudo de caso

Um caso que chamou a atenção foi o exame realizado em uma calcinha de uma menina de 11 anos, supostamente vítima de estupro. A olho nu só era possível ver sangue, mas quando foi realizada a análise constatou-se o sêmen. Esse material foi recolhido no IC, onde ficará armazenado, aguardando a prisão de um suspeito para se fazer o exame de DNA.

Outra grande vantagem do uso desses aparelhamentos são que eles  possibilitam a realização de uma quantidade maior de exames ao mesmo tempo.

Reportar Erro