Evento da CUT

Derrubar a terceirização é questão de honra para Lula

E aproveitou o evento para defender a presidente Dilma Rousseff

acessibilidade:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou veementemente o Projeto de Lei 4330 na noite desta quarta-feira (14) durante a abertura do 9º Congresso Nacional dos Metalúrgicos da CUT, em Guarulhos.

Lula afirmou que para a classe trabalhadora brasileira “não deixar aprovarem a lei é uma questão de honra”. E completou, “a CLT, com todos os defeitos que ela tenha, ela foi uma conquista do povo brasileiro. Certamente o senhor Eduardo Cunha não sabe, certamente alguns deputados novos não sabem é que a aprovação da lei nega tudo aquilo que vocês conquistaram ao longo de anos e anos de vida”. Ressaltou também que ninguém é contra a terceirização, “não queremos que as empresas passem a utilizar quase que mão de obra escrava”.

No discurso elogiou a postura do movimento sindical “me deixa feliz saber que você voltaram a ter comportamento de dirigentes legais, combativos” e afirmou aos sindicalistas que “a aprovação do projeto seria negar tudo o que vocês conquistaram em anos de luta”.

O ex-presidente também saiu em defesa da presidente Dilma Rousseff, “Eles tentaram fazer comigo exatamente que estão fazendo com a Dilma. É importante lembrar o que eles falavam de mim em 2005, isso faz dez anos, vocês estão cansado de saber que é uma política determinada de criminalizar o PT, pelos defeitos e pelas virtudes. O que eu fico chateado é que eles nunca vão reconhecer que, nunca antes na história deste país, um governo criou instrumentos para combater a corrupção como nesses 12 a nos de PT neste país”.

O petista também falou sobre as doações a partidos e sobre o escândalo de corrupção na Petrobras, e em tom irônico afirmou, “as mesmas empresas que dão para um partido de dois deputados, dão para um de cem”.

No mesmo tom, “a pergunta que eu faço é a seguinte, hora vamos investigar direito as finaças de cada partido, para ver quem recebeu de quem. Ou será que o dinheiro do tucano veio da quermesse? Vocês viram algum candidato deles na quermesse de junho vendendo churrasquinho?”

Afirmou também que se alguém do PT ou de qualquer partido político pegou um centavo de maneira ilegal, ele cometeu um erro grave e deve ser punido, “mas vamos parar de criminalizar o PT”. 

Reportar Erro